Laudotec

Os aspectos anteriormente citados são evitados quando toda a operação das caldeiras é submetida à NR-13, aprovada pela Portaria n° 3.214 de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Esta norma regulamentadora estabelece de forma clara e inequívoca os requisitos mínimos que precisam ser atendidos pelas empresas para a gestão das caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação.

Estes requisitos relacionam-se aos aspectos relacionados às questões ligadas à instalação, inspeção, operação e principalmente manutenção de caldeiras, visando maior segurança e saúde dos trabalhadores. Conhecer e cumprir as exigências da NR-13 é, sem dúvidas, a melhor forma de evitar sérios problemas com caldeiras.

Para isso, a NR-13 indica que as medidas de segurança e um eficiente processo de manutenção de caldeiras irão evitar a ocorrência de acidentes, além de eventos trágicos, causando ferimentos e até a morte de trabalhadores.

ETAPAS RELACIONADAS À MANUTENÇÃO DE CALDEIRA
Para uma eficiente manutenção de caldeiras o Profissional Habilitado designados a essa importante ação, devem seguir o exigido pela NR-13. A partir disso, devem elaborar um plano de manutenção de caldeiras.

Neste plano devem ser descritos a periodicidade de manutenções, definição de instrumentos e sistemas de controle, além da atribuição de profissionais com competência legal para executar este tipo de atividade.

Vale lembrar que estes profissionais devem receber treinamentos específicos quanto a aplicação da NR-13, assim como sempre realizar cursos de reciclagem periodicamente.

Os responsáveis pela inspeção e manutenção de caldeiras precisam realizar várias tarefas fundamentais. Neste sentido, alguns itens merecem atenção máxima, tanto que estão descritos como obrigatórios na NR-13.

As tarefas que não podem passar despercebidas durante a inspeção e manutenção de caldeiras são:

Inspeção dos cruzamentos de solda da fornalha;
Exame visual nos espelhos frontal e traseiro da caldeira;
Limpeza dos eletrodos tanto da garrafa de nível quanto do corpo da caldeira;
Verificação de toda a fiação elétrica;
Verificação do sistema de alimentação de água;
Verificação da saída de vapor;
Calibragem e manutenção de todos os dispositivos de segurança, como: válvula de segurança, manômetros, pressostatos, controladores de nível, indicadores de temperatura de gases da chaminé;
Manutenção no quadro elétrico;
Análise do estado de conservação da tubulação de água da caldeira, além da análise do tratamento da água juntamente com o profissional competente;
Realização de testes nos sistemas de emergência.
Essas atividades são fundamentais e devem ser realizadas segundo o disposto no plano de manutenção de caldeiras, garantindo a integridade do equipamento e dos trabalhadores.

Precisa de um Orçamento? Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *