A manutenção preventiva em caldeiras é um processo que tem como finalidade identificar falhas e corrigi-las antes que elas possam interferir no perfeito funcionamento do equipamento, que é importante para várias atividades dentro do ambientes de produção industrial.
Como sabemos, caldeiras são equipamentos geradores de energia que funcionam sempre sob alta pressão, por isso são susceptíveis a falhas que, em casos mais graves, podem até ocasionar sérias explosões.
Além do mais, qualquer empresa que fica parada em decorrência de alguma manutenção de caldeira, impactará perda econômica que precisa ser evitada.
Assim, para evitar que esses problemas persistam é imprescindível que se faça uma eficiente inspeção de caldeira baseada na NR-13. Mas qual a importância da manutenção de caldeiras? Como faze-la de forma eficiente? É o que veremos a seguir!
IMPORTÂNCIA DA EFICIÊNCIA NA MANUTENÇÃO DE CALDEIRA
A inspeção de caldeira representa um processo fundamental em todo tipo de empresa devido a diversas razões que indicam o quão importante é a preocupação com este equipamento.
A primeira razão tem relação direta com a segurança das operações da empresa. Caldeiras trabalham sempre sob alta pressão, por isso elas têm diversos sistemas de segurança que garantem o bom funcionamento do equipamento. Entretanto, por falta de manutenção e inspeção preventivos, tais sistemas podem não funcionar como devem, acarretando em problemas.
Precisa de uma assessoria ou orçamento? Fale conosco.